quarta-feira, 12 de março de 2008

A Grande Viagem à Síria e à Jordânia

Já saiu o aliciante programa da nova "grande" viagem do grupo dos Amigos do Azulejo, que os levará a todos os locais de interesse histórico e cultural na Síria e na Jordânia, num périplo de 13 dias, seguramente número de sorte, neste caso.....

Para aqueles que já se decidiram participar e para aqueles que ainda não foram convencidos pelos atractivos do programa, vai aqui alguma informação prática em forma de "sabia que". Não sem primeiro contradizer o que parece ser um provérbio sírio conhecido: "Escolha o seu vizinho antes de escolher a sua casa" o que quererá dizer segundo um site sírio oficial " Podemos viver sem amigos, mas não sem vizinhos", provérbio que certamente não se aplica ao grupo de amigos do MNAz!


Interior de um apartamento; Jovens muçulmanas;
Sabonetes de azeite



"sabia que" a SÍRIA:

- é um país de extraordinária variedade geográfica - desde deserto, montanhas a férteis planícies, habitado por um povo caloroso e onde, apesar da instabilidade da região em que se insere, o turista não corre o menor risco de ser roubado ou incomodado?

- que é um dos mais fascinantes berços da civilização mundial, tendo campos arqueológicos e sítios históricos que se comparam em riqueza com a Grécia ou o Egipto?

- que foi na Síria que se criou o primeiro alfabeto, e que se descobriram as primeiras notas musicais escritas?

- que tem uma superfície de 185.000 km quadrados, uma população de 19 milhões de habitantes, dos quais 2 milhões na capital Damasco, sendo as outras grandes cidades Aleppo e Homs, enquanto Damasco ou Aleppo - os historiadores ainda não chegaram a um acordo qual delas - são as mais antigas cidades do mundo?

- que é um país em desenvolvimento, que exporta matérias primas como petróleo bruto, algodão, cereais e fosfatos, mas que tem um forte sector agrícola e uma indústria química, têxtil e agro-alimentar prometedores?

- que tem um regime presidencial suportado pelo partido (único) no poder, o Baas?

- que a religião dominante é o Islão (87%, na sua maioria sunitas) e que 13% da população é cristão?

- que a língua oficial é o árabe, sendo línguas minoritárias o arménio, o curdo e o aramaico, mas que o inglês é falado nos sítios de maior turismo?

- que o salário médio é o equivalente a 140 euros por mês?
- que a moeda é a libra síria - SL - , dividida em 100 piastras, o equivalente a cerca de 0,01 euros?

- que - sinal duma certa liberalização económica - , não é difícil trocar euros nalguns bancos privados, mas que também convém guardar alguns, úteis para negociar em souk's onde esta moeda é muito apreciada?

- que os meses de Abril e Maio, bem como meados de Setembro até fins de Outubro, são os melhores para viajar no país, havendo dias de sol, pouca chuva e um calor suportável, oscilando a temperatura máxima na primavera durante o dia nas cidades de Aleppo e Damasco entre os 25 e os 29 graus centigrados?

- que a diferença horária com Lisboa é de duas horas a mais?

- que a corrente eléctrica é de 220 V?
- que, polícia de toda a espécie, secreta ou não, é omnipresente, mas que são só os próprios sírios que a temem, e que aos turistas lhes basta mostrar sem hesitação os seus papéis quando assim for solicitado?

- que os assuntos de conversa com a população local a evitar - pela possibilidade de o interlocutor ser um agente a paisana - são a democracia, a liberdade de imprensa, Israel e as relações sírio-libanesas e que fora disso todos são possíveis?

- que convém respeitar um certo código quanto ao vestuário, a saber, principalmente fora das grandes cidades, evitar calções e, para as mulheres, saias curtas e blusas que deixam os ombros descobertos, sendo recomendável utilizar fatos de banho inteiros?

- e que por fim, se pode encontrar toda a espécie de informação relacionada com o programa de viagem nos sites seguintes: http://www.syriatourism.org/, http://www.damascus-online.com/, http://www.lorientaliste.com/?

Petra; Cores da areia em Petra; Amã: mesquita de Abu Darwish

"sabia que" a JORDÂNIA:
- é um pequeno país entalado entre dois mares, sendo três quartos da sua superfície deserto e tendo sido povoado durante longo tempo exclusivamente por nómadas?

- que é antes de mais nada o país das cores: o Mar Vermelho, Petra chamada a rosa, Amman chamada a branca, sem esquecer o laranja, o amarelo e o dourado do deserto?

- que forma a charneira entre o mundo mediterrânico e o oriente, onde se sucederam numerosas civilizações que deixaram esplendorosos vestígios como a vila romana Jerash, a maravilhosa Petra e os castelos do deserto?

- que tem uma superfície de 89.000 quilómetros quadrados e uma população de 5.6 milhões de habitantes, dos quais 2,1 na capital Amman?

- que a moeda é o dinar jordano (JD), o equivalente a cerca de 1,08 euros, que se divide em 100 piastras e 1000 fils, não se podendo comprar fora da Jordânia?

- que a língua oficial é o árabe e a religião o Islão?

- que o clima na primavera é ameno, mas que pode haver tempestades com forte trovoada nos planaltos e que durante todo o ano a diferença de temperatura entre o norte e o sol é de dez graus?

- que o comércio não aceita senão o dinar como moeda?

- que o salário mensal médio é de 200JD?

- que a corrente eléctrica é de 220 V?

- que o regime político é a monarquia parlamentar, sendo rei, desde 1999, Abdallah II?

- que em Novembro 2006 foi introduzida uma nova lei contra o terrorismo que levou a poderes excessivos das forças de segurança o que originou uma forte restrição da liberdade de expressão?

- que existe um enorme fluxo de refugiados proveniente do Iraque, albergados em acampamentos criados para o efeito?

- que não dispõe de petróleo, e que é a riqueza mineira, nomeadamente o potássio do Mar Morto, que faz com que seja um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes?

- que o turismo, até 2000 grande fonte de rendimento, diminuiu brutalmente com o início da Intifada e com o 11 de Setembro, mas que desde 2005 representa de novo 10% do PNB?

- que este reino hachemita recebe cada visitante da melhor forma e que o fará compreender o que quer dizer esta hospitalidade: a cerimónia do chá, o café com cardamomo, a refeição de borrego e frases de boas vindas sem fim?

- que neste jovem país, contrário à Síria, não existem souks milenários como de Damasco ou Aleppo e que, por isso, os objectos tradicionais vêm do país vizinho onde são mais baratos?

- que não tem camelos, mas sim somente dromedários e que é o melhor local para ter uma experiência a Lawrence da Arabia é montar um no deserto de Wadi Rum?

- que deve ao bisavó do actual Rei o aperfeiçoamento do cavalo puro sangue árabe, tendo ele feito o cruzamento dos melhores exemplares de várias raças locais que lhe eram fornecidas pelos beduínos, que os utilizavam pelas suas extraordinárias qualidades de resistência no deserto?

- que possui oito reservas naturais, facto muito significativo para um pequeno país?

- que tem uma flora mediterrânica variadíssima, da qual fazem parte dezenas de variedades de íris, entre os quais o preto, símbolo nacional da Jordânia?

- e que, por fim, pode encontrar informação detalhada sobre a Jordânia, nos sites:
http://www.see-jordan.com/, www.jordanjubilee.com,
e, para quem quer conhecer os objectivos do Rei e da Raínha para o país: www.kingabdullah.jo e http://www.queenrania.jo/.

TvR

Fonte: Le Guide du Routard 2008 e websites citados


3 comentários:

G.A.M.N.A.A. disse...

Este é o blogue do GAMNAA.
Dê-nos sugestões!



Gratos

G.A.M.N.A.A. disse...

Relemos e apreciámos o vosso blogue... é sempre bom termos o exemplo de grupos, como o vosso , de que tanto dinamismo temos ouvido falar.

Iremos organizar um jantar no dia 27 de Junho, seguido de rifas de obras de arte doadas.

Serão bemvindos ! Mais para a frente anunciaremos no nosso blogue e na newsletter.

Tambeém iremos fazer uma pequena visita de estudo a Paris, no final de Outubro. Temos escolhido sempre pequenas visitas a sítios onde uma peça do MNAA possa estar em exposição ou então ir a cidades onde haja grandes retrospectivas de artistas que tenham a ver com o período histórico sobre que incide o MNAA.

Em Paris, no Musée Jacquemart-Andre irá estar uma retrospectiva do Van Dick na qual o do MNAA tomará parte, para além da grande retrospectiva do Mantegna no Louvre.

A 1a visita, está esgotada mas, como se deve repetir na semana seguinte ainda há vagas para a segunda. Venham também !

No ano passado, fomos a Berlim onde houve uma exposição no Museu de História sobre descobrimentos e várias peças do MNAA forma expostas. Em Dezembro fomos a Madrid porque o Cranach do MNAA esteve no Thyssem.

Vão aparecendo, no nosso blogue ! è bom intercâmbio ...

Anónimo disse...

agence vejledning permit stan coupled esanta foods weights mcteague propelled strived
lolikneri havaqatsu